Você já se pegou falando demais em uma conversa? Talvez você seja propenso a interromper os outros. Ou talvez você seja daquelas pessoas que não consegue parar de olhar para o celular a cada três segundos. Todos temos hábitos irritantes de conversação. O empreendedorismo é uma atividade que exige muita dedicação e esforço. Mas, será que os empreendedores têm hábitos que podem ser desagradáveis para os outros? Uma pesquisa revela quais são os mais comuns.
Embora, estejamos mencionando diretamente os empreendedores, por estarem sempre à frente em manter contatos com clientes e fornecedores, as percepções apresentadas no artigo serão proveitosas para todos. Pois, estabelecer uma base de acordo em comum em uma conversa, é algo que exige sensibilidade, dedicação e esforço. Mas, será que algumas pessoas têm hábitos irritantes para os outros? Uma pesquisa recente revelou quais são os mais comuns. Veja se você tem algum desses maus hábitos de conversação. E se tiver? Pare imediatamente.
Hábitos Irritantes de Conversação para Parar Imediatamente
1. Falar demais
As pessoas tendem a se prejudicar em uma negociação falando demais. Então, não responda a perguntas que não lhe foram feitas. Como regra geral, você deve dizer apenas cerca de 20% do que realmente deseja dizer. Pois, oferecer informações demais tende a gerar mais perguntas, o que por sua vez leva ao medo do desconhecido. Então, seja conciso e direto.
2. Se vangloriar
Um pouco de humildade vai longe. Acredito que o seu trabalho pode falar por si só, e muitas vezes outras pessoas vão elogiar você quando for apropriado. Portanto, não vá para uma conversa e encha-nos de ego inflado. Por isso, em vez de se concentrar em si, busque conhecer a outra pessoa fazendo perguntas para encontrar pontos em comum.
3. Usar a expressão “Eu sinto que”
Compartilhe sua intuição, mas não a use como argumento definitivo. Isso pode ser irritante e prejudicar o trabalho da equipe. Você pode compartilhar sua intuição, mas assumir que pode ganhar uma discussão por causa dela é um problema, não apenas por ser irritante, mas também por tirar o poder de sua equipe de fazer o trabalho dela.
4. Falta de habilidade de comunicação
Se você não consegue comunicar eficazmente um discurso de venda convincente ou não possui conhecimento em sua área, imediatamente descredita sua posição no mercado. A falta de habilidade de comunicação é desagradável porque mostra falta de esforço. Você precisa estar preparado para se vender. Nunca se sabe quem você conhecerá e qual poder eles possuem.
5. Usar jargões
Seja ao falar com clientes em potencial, usuários ou investidores, ninguém quer se sentir perdido sem entender os acrônimos que você está usando ou o que você está tentando transmitir. Existe uma razão pela qual os políticos falam o mais claramente possível — para que todos estejam na mesma página e, assim, concordem com o plano.
6. Interromper
Como os empreendedores costumam pensar muito rápido, muitas vezes eles cortam a vez das outras pessoas na conversa, achando que sabem o que elas vão dizer ou já estão pensando na próxima ideia. Sendo assim, mais empreendedores precisam diminuir o ritmo, respirar e ouvir ativamente. A velocidade é boa em muitas situações, mas é importante absorver o que os outros têm a dizer.
7. Olhar para o celular
Todos os celulares devem ser guardados durante as conversas. Nada de ligações ou mensagens. Nada de navegar na internet. Porque isso mostra desinteresse na conversa que você está tendo com alguém. Se você não está tão interessado, mude de assunto.
8. Fazer perguntas presumidas
As pessoas costumam começar uma conversa fazendo uma pergunta presumida que alienará pelo menos parte do público. Por exemplo, se você perguntar; “Você já foi para X?” Se a resposta for “Não”, é provável que você tenha perdido essa pessoa. A empatia pode ser melhor cultivada de outras maneiras.
Evite os hábitos irritantes nas conversas e melhore seus resultados e relacionamentos
Portanto, esses maus hábitos de conversação podem prejudicar sua imagem e impactar negativamente suas interações com outras pessoas. Por isso, lembre-se de falar apenas quando necessário, ser humilde, evitar jargões e interrupções, e mostrar interesse genuíno pelas pessoas com quem está conversando. Pois, ao fazer isso, você criará relacionamentos mais produtivos e duradouros.
por Hernando Silva
Imagem de Freepik
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