Em nosso mundo em constante evolução, habilidades dinâmicas são cada vez mais necessárias. Isso se deve à impressionante velocidade das mudanças que estamos vivenciando. Além disso, a rápida evolução tecnológica e as interrupções nos negócios causadas pela recente crise sanitária apresentam um desafio único ao mundo corporativo. Especificamente, a necessidade de constantemente expandir e atualizar suas habilidades.
O ritmo acelerado do progresso digital e industrial exige que os funcionários adquiram um número crescente de habilidades para se manterem atualizados, enquanto a meia-vida das habilidades continua a diminuir.
Conforme a Gartner, o número de habilidades necessárias para um único emprego aumentou 10% ao ano, e 33% das habilidades dos funcionários se tornam obsoletas a cada três anos. Esse cenário em constante transformação apresenta às organizações o desafio de se adaptar rapidamente para se manterem competitivas e relevantes nessa nova era.
Para lidar com a natureza mutável das habilidades, as empresas podem aplicar três tipos diferentes de abordagens de gerenciamento de habilidades: reativa, preditiva e dinâmica.
Abordagem reativa
Nessa abordagem, as empresas esperam até que uma necessidade de habilidade se torne aparente, estabelecem um plano de aprendizagem e desenvolvimento e, em seguida, trabalham para capacitar os funcionários. Essa abordagem é direcionada a uma necessidade existente, mas é lenta para resolver o problema em questão. Ao utilizar uma abordagem reativa, os funcionários acabam aplicando apenas 54% das novas habilidades aprendidas após 12 meses.
Abordagem preditiva
Nessa abordagem, as empresas criam um plano e designam uma equipe de especialistas para prever uma necessidade ou lacuna de habilidade. Em seguida, utilizam treinamentos voltados para o futuro para preparar melhor seus funcionários com antecedência. Devido à volatilidade atual dos negócios, os funcionários acabam utilizando apenas 37% das novas habilidades ensinadas quando utilizam essa abordagem.
Abordagem dinâmica
Uma abordagem de habilidades dinâmicas ajuda a manter as habilidades atualizadas conforme a demanda do mercado e as mudanças na força de trabalho, ao mesmo tempo, em que se mantém atualizada em tempo real para um crescimento ótimo.
Desde que essa abordagem ajuda a fornecer os treinamentos certos para os funcionários no momento certo, estudos mostram que os funcionários que utilizam uma abordagem de habilidades dinâmicas acabam aplicando 75% das novas habilidades que aprendem.
O que são habilidades dinâmicas?
As habilidades dinâmicas são aquelas que antecipam as mudanças de habilidades à medida que estão ocorrendo, em vez de prever o futuro, e se adaptam a essas mudanças de maneira iterativa e corretiva.
Como implementar habilidades dinâmicas
O primeiro passo para construir uma organização baseada em habilidades dinâmicas é identificar quais habilidades precisam de atenção. Nesse contexto, muitas organizações podem ter sua própria taxonomia de habilidades ou utilizar um sistema de estrutura de habilidades. Esses, sem dúvida, são ótimos pontos de partida para auxiliar as empresas a entender quais habilidades estão desatualizadas. No entanto, para suportar atualizações em tempo real, sua solução precisará de uma maneira de atualizar suas habilidades em constante mudança.
Processo manual
As equipes de desenvolvimento e RH precisam trabalhar juntas. Eles devem criar um sistema de inventário de habilidades. Este sistema deve ser mapeado para os requisitos únicos da organização. A comunicação entre os líderes de habilidades e os funcionários é fundamental. Além disso, deve ser relevante para as tarefas em questão. O feedback adequado é crucial. Sem ele, é difícil saber se as medidas estão fazendo diferença. Essas medidas visam fechar lacunas de habilidades. Além disso, elas preparam a organização para o futuro.
Processo automatizado
A automação e a inteligência artificial (IA) podem ser ferramentas úteis não apenas para identificar, rastrear e atualizar habilidades, mas também para integrá-las aos requisitos de habilidades da sua empresa. Alguns provedores de mercado de trabalho podem se integrar diretamente a um sistema de gerenciamento de competências para fornecer os dados mais recentes sobre habilidades. Os melhores gestores de competências utilizam inteligência artificial para aprender e prever como as habilidades estão mudando em uma determinada organização.
Depois que você tiver os dados do mercado de trabalho fluindo de volta para o seu sistema de gerenciamento, será necessário garantir que eles correspondam à forma como sua organização define essas habilidades. Isso é necessário porque os dados do mercado de trabalho não são adaptados a uma organização específica e sua organização pode ter uma visão ligeiramente diferente das habilidades em comparação com o restante da indústria.
É neste ponto que sua solução inteligente entra em cena, podendo ajudar com o mapeamento de dados necessário para ser mais eficiente e eliminar o trabalho manual envolvido. Uma vez que o seu processo automatizado de habilidades dinâmicas esteja em funcionamento, as habilidades da sua organização se adaptarão às demandas do mercado em constante mudança. Como resultado, seus funcionários estarão mais bem preparados para atender aos requisitos atuais do trabalho.
Habilidades Dinâmicas: ajustando-se rapidamente às mudanças para manter a relevância no mundo corporativo
As organizações modernas são forçadas a adaptar sua mentalidade e processos para se manterem relevantes em um mundo de tecnologia e habilidades em constante mudança. Existem três abordagens de gerenciamento de habilidades que você pode usar para lidar com esse problema: reativa, preditiva e dinâmica.
Ao implementar um programa de gerenciamento de habilidades, as equipes de desenvolvimento e RH podem investir muito tempo e energia para garantir que ele esteja atualizado e competitivo, mas um sistema automatizado de gerenciamento de competências pode ajudar a manter o processo atualizado e gerenciado em tempo real. Estabelecer sua organização para se ajustar rapidamente às mudanças de habilidades à medida que estão ocorrendo é fundamental. Esses ajustes rápidos e corretivos mantêm seus funcionários consistentemente preparados para o trabalho atual e futuro.
por Hernando Silva
Você pode gostar também:
- Teste vocacional: um guia completo para fazer, entender sua importância e exemplos práticos
- Inteligência competitiva: Como aplicá-la para acelerar o sucesso dos negócios
- Geração Millennials: Revelando seu profundo impacto no mercado de trabalho
- O papel da liderança: desmistificando e entendendo o que realmente significa
- Marketing pessoal: um guia para criar sua própria marca