Agora que você entende a importância da comunicação aberta no trabalho, é importante saber como desenvolver essas habilidades. Lembre-se: a comunicação eficaz é baseada na escuta ativa — embora possa parecer contraditório, uma abordagem de “escuta em primeiro lugar” muitas vezes o ajudará a estruturar a entrega de sua mensagem.
Desenvolva habilidades de comunicação
Aqui estão 8 dicas para desenvolver suas habilidades de comunicação:
- Pense antes de falar: existem muitos modelos de comunicação, mas se você deseja melhorar suas habilidades de comunicação, comece a se habituar a pensar em cinco perguntas para qualquer comunicação que você criar: por que você está se comunicando? Quem é o receptor, público ou participante? Qual é o seu objetivo ou objetivo? O que você quer que o destinatário faça como resultado da comunicação? Qual formato será mais eficaz para atingir seu objetivo? Se você tiver dificuldades em responder a essas cinco perguntas, dedique um tempo adicional para refletir sobre como e por que você está se comunicando. Para consolidar seu aprendizado, compartilhe o conteúdo com seus colegas de trabalho ou gerente.
- Dê tempo ao tempo: planeje o que você quer dizer e revise sua comunicação para se certificar de que ela está realmente cumprindo o que você precisa. Para comunicações escritas, especialmente, isso significa revisar, revisar e revisar. Lembre-se, uma ótima comunicação pode parecer fácil, mas raramente é.
- Facilite o entendimento: A comunicação no local de trabalho geralmente tem um objetivo maior. As pessoas estão ocupadas. Não faça com que elas se esforcem demais para entender o que você está dizendo e o que você precisa delas. Declare seu objetivo e ponto principal desde o início de uma apresentação ou comunicação escrita, para que seu público saiba para onde você está indo. Em seguida, preencha os detalhes.
- Simplifique: Embora você não queira ser condescendente ou “simplificar demais”, nas comunicações diárias no trabalho, esteja atento para não dificultar muito o entendimento da outra parte. Encontre uma frase clara e simples para encapsular seu ponto. Repita-a no início, meio e final, e considere usar uma imagem ou metáfora simples para deixar seu ponto claro e memorável.
- Experimente e diversifique: trabalhe no desenvolvimento de diferentes táticas para diferentes necessidades de comunicação. Concentre-se em experimentar um aspecto de sua comunicação de cada vez. Por exemplo, passe uma semana prestando muita atenção à forma como você estrutura as comunicações informais. Em seguida, passe uma semana experimentando diferentes estruturas para reuniões ou atualizações formais.
- Pratique e reflita: Seja deliberado ao refletir sobre o que correu bem e o que não correu bem em suas comunicações diárias. Por exemplo; talvez um e-mail para seu gerente não tenha funcionado bem. Você consegue ver como ele poderia ter sido interpretado equivocadamente? O que você faria de forma diferente se pudesse voltar no tempo? Da mesma forma, se uma conversa com um colega de trabalho não produziu os resultados esperados, tente identificar se você comunicou claramente o que precisava.
- Considere o pacote completo: considere gravar algumas de suas interações para obter percepções sobre como sua comunicação é percebida em suas interações diárias com sua equipe. Você mantém contato visual? Sua expressão facial é relaxada e confiante, ou tensa? Como está sua linguagem corporal? Você deixa tempo para perguntas e esclarecimentos?
- Busque feedback: primeiramente, peça a alguns colegas de confiança e ao seu gerente para avaliar suas habilidades de comunicação. Comece pedindo-lhes para avaliar (em uma escala de 1 a 10) sua comunicação escrita e falada separadamente. Em seguida, faça estas 3 perguntas: O que devo começar a fazer para me comunicar melhor com você? O que devo parar de fazer em minhas comunicações com você? Em que área ou habilidade devo trabalhar para melhorar minha comunicação nesta organização?
Como desenvolver habilidades de comunicação ao trabalhar remotamente
A comunicação eficaz é ainda mais importante para líderes e gestores durante o trabalho remoto. Fazê-lo corretamente pode ajudar a construir confiança e conexão com sua equipe e evitar algumas das frustrações decorrentes da má comunicação. Aqui estão algumas áreas a serem consideradas para melhorar a comunicação remota:
- Esclareça expectativas: deixe claro quais são suas expectativas desde o início e repita-as no final da comunicação. Melhor ainda, peça à outra pessoa para repetir sua compreensão das expectativas.
- Promova o fluxo de duas vias: trabalhar remotamente pode fazer com que os funcionários se desconectem e percam o interesse. Sendo assim, seja deliberado e criativo ao dar a outras pessoas um papel na comunicação. Faça perguntas, use ferramentas de votação e classificação e solicite respostas na forma de emojis, GIF ou descritores de uma palavra.
- Lembre-se do poder do contato pessoal: muita coisa pode ser mal interpretada no espaço plano do texto sem outros sinais adicionais, como tom de voz e expressão facial. Por isso, não se limite a se comunicar apenas por texto ou chat. Uma videochamada em equipe bem planejada ou uma reunião presencial pode estabelecer uma conexão melhor e compreensão comum, dando às outras pessoas a chance de apontar áreas de desalinhamento.
- Priorize a qualidade: as pessoas podem sentir que precisam proteger seu tempo ao trabalhar remotamente, portanto, certifique-se de que os eventos ao vivo estejam bem planejados. Envie agendas, objetivos de reuniões ou leituras prévias para auxiliar as pessoas a se prepararem para ter conversas produtivas.
- Crie um espaço informal: pressupor boas intenções e uma cultura de compartilhamento são fundamentais para a comunicação diária eficaz no trabalho. No entanto, é difícil construir e manter esses aspectos sem oportunidades de interação casual, não relacionados ao trabalho.
- Mostre que você se importa: você não precisa gastar muito tempo fazendo check-in com as pessoas e perguntando sobre suas vidas pessoais. Mas, agora mais do que nunca, vale a pena lembrar que os destinatários de suas comunicações são pessoas reais que têm seus próprios desafios, distrações, esperanças e medos. Antes de iniciar uma videochamada ou enviar um e-mail, tente imaginar a pessoa do outro lado.
Conclusão
Desenvolver habilidades de comunicação no trabalho é um processo contínuo, mas com prática e atenção aos diferentes tipos de comunicação, você pode se tornar um comunicador mais efetivo. Portanto, lembre-se de considerar as necessidades específicas da comunicação remota e fazer ajustes em seu estilo de comunicação, se necessário. Comunicar-se melhor no trabalho é uma habilidade valiosa que beneficia tanto você como sua organização.
por Hernando Silva
Imagem de Freepik
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