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Construir uma reputação confiável para sua empresa: 5 maneiras atemporais

Construir uma reputação confiável para sua empresa — como conseguir?

Construir uma reputação confiável é uma busca valiosa, mas como exatamente você pode fazer isso? A confiança é uma parte essencial de qualquer parceria de sucesso. No entanto, ela também é extremamente importante ao tentar conquistar a audiência da sua empresa. Ganhando e mantendo a confiança, os negócios conseguem clientes leais e duradouros. Por outro lado, aqueles que não conseguem ganhar a confiança, ou pior, tomam ações que fazem com que sua audiência perca a confiança neles, estão fadados ao fracasso.

Felizmente, existem medidas práticas que organizações de todos os nichos podem adotar para ganhar a confiança de sua audiência e nunca a perder. Neste artigo, exploraremos cinco maneiras atemporais de construir uma reputação confiável para sua empresa. Além disso, descobriremos como seguir em frente, cumprir promessas, mostrar empatia, compartilhar conhecimento, priorizar interações com a audiência e ser transparente.

1. Cumpra suas promessas

Uma das formas mais importantes de conquistar e manter a confiança, para construir uma reputação é seguir o mesmo conselho que se aplica a qualquer relacionamento: sempre cumpra suas promessas. Se você diz que fará algo para sua audiência, então faça. Não importa se é enviar um e-mail, cumprir um prazo específico ou cumprir uma obrigação-chave do projeto. Assim, se você diz à sua audiência (especialmente clientes pagantes) que fará algo, certifique-se de que suas ações demonstrem responsabilidade e comprometimento.

Uma mentalidade valiosa que pode ser aplicada é a proposta pela Harvard Business Review: “Mais importante do que o conteúdo real de uma promessa, no entanto, estão as discussões que dão vida a ela. Ambas as partes devem discutir explicitamente o que o cliente quer e por quê, como o provedor se comprometeria a satisfazer a solicitação, e quaisquer restrições ou prioridades concorrentes que poderiam atrapalhar o cumprimento da promessa.”

2. Mostre empatia

Cada vez que você se envolve com sua audiência, sua atitude importa. Isso se reflete em suas palavras, no tom geral de suas mensagens e até mesmo (em reuniões presenciais) na linguagem corporal. Porque, quando você demonstra empatia — a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa — você conquista a confiança mostrando que está se esforçando para entender verdadeiramente suas experiências, opiniões, preocupações e muito mais.

Você pode demonstrar empatia em suas interações com a audiência, expressando um interesse sincero em seus desejos e necessidades, demonstrando disposição para enfrentar seus desafios e fazendo perguntas para garantir que você compreenda completamente sua situação.

Dessa forma, quando você consegue abordar sua audiência de forma genuína e humana, eles não o veem como uma marca impessoal. Você se torna mais humano para eles também, o que contribui muito para ganhar confiança.

3. Compartilhe seu conhecimento

Imagem de pikisuperstar no Freepik

Provavelmente, você acumulou uma quantidade considerável de conhecimento relacionado ao seu nicho, graças à sua experiência na indústria. Idealmente, sua audiência passará a vê-lo como uma autoridade nessa área. No entanto, para que eles adquiram essa perspectiva e confiem em suas recomendações, você deve estar disposto a compartilhar seu conhecimento.

Em uma recente troca de e-mails, Ibrahim Aita, CEO da CMTrading, explicou: “Tentar guardar seu conhecimento para benefício pessoal não vai ajudar ninguém a longo prazo. Quando você está disposto a compartilhar dicas e percepções baseados em sua própria experiência — que oferecem valor legítimo à sua audiência — você pode começar a construir uma comunidade.”

Ainda mais importante, isso permite que você mostre, por meio de palavras e ações, que pode ser confiável. Assim, à medida que as pessoas aprendem que seu conhecimento é útil e vale a pena compartilhar, você se tornará a principal fonte delas sobre o assunto.

4. Priorize as interações com a audiência

Quanto mais você interage com sua audiência, mais conectada ela se sentirá com sua marca — e mais propensa a confiar em você. Nesse sentido, as mídias sociais são um excelente canal para gerar interações com a audiência. Na verdade, uma pesquisa da Sprout Social revela que os clientes classificam as mídias sociais como o principal canal de comunicação para se conectar com as marcas. Ou seja, essa sensação de conexão faz com que 76% dos consumidores comprem dessa marca em vez de seus concorrentes.

Suas interações com a audiência não precisam ser longas. Por exemplo, elas podem ser tão simples quanto enviar respostas curtas para mensagens diretas ou comentários em suas postagens nas redes sociais. Em outros canais, isso pode incluir responder a e-mails ou avaliações online.

Independentemente das plataformas que você preferir, manter uma presença ativa criará mais oportunidades para interações significativas, o que naturalmente constrói confiança com sua audiência.

5. Seja transparente para construir uma boa reputação

Um relatório da NielsenIQ descobriu que 72% dos consumidores consideram a transparência um traço importante ou extremamente importante em um negócio, com dois terços deles dizendo que o acesso a dados detalhados os faria mudar de marca.

Isso não significa que você precise revelar todos os aspectos de suas operações e planos para sua audiência. Mas tornar a transparência um valor central da sua organização ajudará muito na construção da confiança. A disposição para responder a perguntas, compartilhar atualizações sobre os sucessos ou falhas de diferentes iniciativas e ser aberto sobre coisas como preços ou políticas fará uma grande diferença na construção da confiança.

Considere quais informações seriam úteis e relevantes para sua audiência. Se for algo que eles desejam ou precisam saber, você não deve ter escrúpulos em compartilhar com eles.

Para construir uma reputação: faça da confiança a base

Portanto, construir uma reputação, em uma parceria, a confiança pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso na conquista dos resultados desejados. O mesmo acontece com sua audiência. Ou seja, quando você pode demonstrar a eles que podem confiar e contar com você, suas ações seguirão o exemplo. Eles fornecerão o apoio necessário para alcançar um crescimento sustentável e, à medida que você continua cumprindo suas promessas, construirá uma audiência que permanecerá ao seu lado a longo prazo.

por Hernando Silva

Imagem de DilokaStudio no Freepik

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