Pesquisar
Close this search box.

Como lidar com equipe desmotivada e torná-la motivada?

Como lidar com equipe desmotivada e troná-la motivada.

Motivar uma equipe é uma tarefa que exige liderança, empatia e inteligência emocional.* Uma equipe motivada é uma equipe que trabalha com entusiasmo, criatividade e eficiência, e entrega resultados de qualidade. Mas, como lidar com uma equipe desmotivada, e fazê-la convergir para um objetivo em comum?

Dicas para lidar com equipe desmotivada

Para lidar com uma equipe desmotivada existem algumas dicas que podem auxiliar o líder a motivar seus liderados, tais como:

Conhecer sua equipe: saber quem são seus colaboradores, quais são seus perfis, suas preferências, suas necessidades, seus pontos fortes e fracos, seus sonhos e expectativas. Pois, essas informações auxiliam o líder a se comunicar melhor com sua equipe, a delegar tarefas conforme as habilidades de cada um, a oferecer suporte e orientação adequados, e a criar um vínculo de confiança e respeito.

Definir metas e objetivos claros: estabelecer o que se espera da equipe, quais são as prioridades, os prazos, os indicadores, os critérios de avaliação. Porque, essas definições auxiliam a equipe a se organizar, a se planejar, a se focar e a se comprometer com o trabalho. Além disso, o líder deve acompanhar o andamento das atividades, dar feedbacks constantes e reconhecer os avanços e as conquistas da equipe.

Estimular a participação e a colaboração: incentivar a equipe a dar sugestões, opiniões, ideias e soluções. Ouvir e valorizar as contribuições da equipe, promover o diálogo, o debate, a troca de experiências. Fomentar a cooperação, a integração, e o trabalho em equipe. Pois, essas atitudes fazem com que a equipe se sinta parte do processo, se sinta ouvida e valorizada, e mais motivada e engajada.

Proporcionar um ambiente de trabalho construtivo e agradável: cuidar das condições físicas do local de trabalho, garantindo limpeza, iluminação, ventilação, ergonomia. Além disso, cuidar também das condições psicológicas* do ambiente de trabalho, evitando conflito, fofocas, intrigas, discriminações. Promover um clima de harmonia, cordialidade e amizade Pois, essas medidas contribuem para o bem-estar da equipe, para a qualidade das relações de trabalho e para a motivação dos colaboradores.

Lidar com colaboradores desmotivados

Image by lookstudio on Freepik

Exercer liderança e lidar com uma equipe desmotivada pode exigir muita paciência e equilíbrio. Motivar uma equipe é um desafio que requer habilidade e sensibilidade do líder. Uma equipe motivada é uma equipe que trabalha com prazer, com paixão e com propósito.

Outro desafio recorrente é lidar com colaboradores desmotivados, isso é um problema que pode afetar o desempenho e o clima da equipe. Um colaborador desmotivado é um colaborador que não se sente satisfeito, reconhecido ou valorizado pelo seu trabalho, que não se identifica com a empresa ou com o líder, que não tem perspectivas de crescimento ou de desenvolvimento. Por isso, um colaborador desmotivado é um colaborador que pode apresentar baixa produtividade, baixa qualidade, baixa criatividade, baixa cooperação, baixa confiança e sobre tudo, baixa lealdade.

Mas como lidar com colaboradores desmotivados?

Existem algumas ações que podem auxiliar o líder a reverter essa situação, tais como:

Identificar as causas da desmotivação: conversar com o colaborador, ouvir suas queixas, seus problemas, seus sentimentos. Tentar entender o que está gerando a insatisfação, a frustração, o desânimo. As causas podem ser internas ou externas à empresa, pessoais ou profissionais, individuais ou coletivas.

Oferecer soluções e alternativas: buscar com o colaborador formas de resolver ou amenizar as questões que estão afetando sua motivação. Oferecer apoio, orientação, suporte. Propor mudanças, ajustes, melhorias. Mostrar interesse, disposição e flexibilidade.

Reconhecer e valorizar o trabalho do colaborador: elogiar, agradecer, dar feedbacks positivos. Destacar os pontos fortes, as competências, os diferenciais do colaborador. Mostrar que seu trabalho é importante, relevante e apreciado. Além disso, reconhecer os esforços, os avanços e as conquistas do colaborador.

Estimular o crescimento e o desenvolvimento do colaborador: oferecer oportunidades de capacitação, treinamento e educação. Incentivar o aprendizado contínuo, a atualização constante, e a qualificação permanente. Além disso, poderá ser de ajuda desafiar o colaborador a sair da zona de conforto, a buscar novos conhecimentos, novas habilidades e novas experiências.

Dê atenção a cada membro de sua equipe para motivar

Portanto, lidar com equipe e colaboradores desmotivados é um desafio que requer atenção e cuidado do líder. Um colaborador motivado é um colaborador que trabalha com entusiasmo, com paixão e com propósito. Manter pessoas com nível de satisfação elevado, poderá impactar diretamente nos resultados da empresa. Por isso, não ignore se perceber que alguém estiver dando sinais recorrentes de estar desmotivado. Pois, o impacto poderá ser devastador em sua equipe.

por Hernando Silva

Crédito da imagem: Freepik

Você pode gostar também:

Para mais informações relacionadas: Portal Alura

* “As informações e opiniões expressas neste artigo são de autoria pessoal e não devem ser consideradas conselhos profissionais. Se você estiver enfrentando problemas psicológicos e/ou emocionais e de baixa autoestima, é importante procurar ajuda de um profissional qualificado.”

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.